04 out Clareamento Dental
O clareamento dental é um dos tratamentos estéticos de maior procura nos consultórios odontológicos, isso porque não é um tratamento invasivo e apresenta uma melhora estética significativa no sorriso do paciente.
O desconforto apresentado devido à coloração mais amarelada dos dentes se dá pelo consumo frequente de alimentos com corantes, além de hábitos que tendem a escurecer a estrutura dental. Com isso, o procedimento ajuda a remover esses pigmentos melhorando a estética do sorriso.
Quais fatores contribuem para essa pigmentação do elemento dental?
– Alimentos e bebidas ricos em corantes como: café, Coca-Cola, cereja, chá preto, beterraba, vinho tinto, chocolate, cerveja preta, morango, entre outros.
– Tabagismo: este hábito expõe os dentes a diversos pigmentos, que ocasionam manchas e consequentemente escurecimento destes.
– Tratamento de canal: há uma grande possibilidade do tratamento endodôntico gerar escurecimento da estrutura dental, principalmente com o passar dos anos.
– Traumas: hemorragia, reabsorção interna ou até mesmo a morte da polpa dentária também podem causar escurecimento do dente.
Todos esses fatores podem ser eliminados ou reduzidos com a realização do clareamento dental. Portanto para que esse procedimento seja uma solução eficaz, o método de escolha utilizado deverá ser indicado pelo cirurgião dentista.
As técnicas utilizadas são:
– Clareamento caseiro: este método é realizado por meio do uso de moldeiras de silicone confeccionadas a partir de um molde tirado da boca do paciente. O paciente aplica o gel clareador, fornecido pelo cirurgião- dentista, na moldeira e pode usar durante o número de horas recomendado pelo profissional. Este tratamento é realizado diariamente em torno de 3 a 4 semanas.
– Clareamento interno: é indicado realizar quando há alteração de cor em apenas um dente e este se encontra desvitalizado. Dessa forma seu objetivo é clarear apenas o elemento dentário que difere da coloração dos outros. Esse procedimento muitas vezes minimiza a diferença de tonalidade entre os dentes, porém na maioria das vezes não consegue igualar a cor com os demais.
Por que outros métodos de clareamento não são indicados?
– Clareamento de consultório: como o próprio nome diz, é realizado no consultório pelo cirurgião dentista. Geralmente são necessárias 3 sessões com duração aproximada de 1 hora.
Apesar dos diversos métodos apresentados pela mídia para realização de clareamento dentário, muitos não apresentam indicação pois causam mais efeitos malefícios do que benefícios. As pastas clareadoras, por exemplo, são muito abrasivas, desgastando o esmalte dentário e irritando muitas vezes a gengiva; além disso possuem um efeito clareador mínimo, removendo apenas manchas superficiais. Misturas como bicarbonato e água oxigenada podem ocasionar manchas ao invés de um clareamento adequado, além da possibilidade de ocasionar uma resposta pulpar exacerbada, ou seja, uma elevada sensibilidade. Já as fitas dentais clareadoras também não são ideais, pois além do indivíduo engolir muito produto pode irritar a gengiva e a mucosa bucal, causando diversas aftas. Outro método que a mídia passou a divulgar bastante é o clareamento realizado com carvão ativado, que também possui uma elevada abrasividade desgastando o esmalte dentário e consequentemente enfraquecendo o dente, podendo ocasionar bastante sensibilidade. Além das práticas citadas, diversas receitas caseiras são utilizadas, porém podem ter efeitos indesejados e perigosos. Por isso é de extrema importância a realização desse procedimento junto ao cirurgião dentista.
E quanto à sensibilidade?
Assim como qualquer coisa relacionada à área da saúde essa resposta sensitiva vai estar relacionada ao organismo de cada paciente. Há quem relate não apresentar nenhuma sensibilidade durante e após o procedimento, assim como tem quem relate uma elevada resposta sensitiva. Dessa forma é importante que caso o paciente apresente sensibilidade ele
comunique o cirurgião dentista para que este possa encaminhar o tratamento da melhor forma possível.
Diferente do que muitos falam, o clareamento não enfraquece os dentes. O agente clareador apenas penetra na estrutura dental e reage quimicamente com os pigmentos, quebrando-os em moléculas menores que serão eliminadas, deixando uma aparência de dentes mais claros. Outra dúvida comum é a necessidade de realizar a troca das restaurações após o procedimento. Para restaurações em região estética, muitas vezes isso acaba sendo necessária, visto que a restauração não altera de cor, apenas a estrutura dental.
É importante ressaltar que o cirurgião dentista também não consegue prever o resultado com exatidão, pois depende do tipo de mancha que o dente apresenta, assim como a intensidade do escurecimento e a reação do organismo de cada paciente com o gel clareador.