Existem dois tipos de clareamento, o caseiro e o de consultório. O clareamento caseiro é realizado diariamente de 3 a 4 semanas com um gel clareador recomendado pelo seu cirurgião-dentista e uma plaquinha de clareamento. Já o clareamento de consultório como o próprio nome diz é realizado no consultório do dentista em até 3 sessões com duração de aproximadamente 1 hora.
É um procedimento que envolve toda a parede vestibular do elemento dentário, ou seja, equivale a uma capa que envolve a parte da frente do dente a fim de esconder qualquer imperfeição do dente, seja ela uma alteração acentuada na cor, forma, tamanho, lesão cariosa, entre outros.
É muito semelhante à faceta, porém o que difere é a espessura, sendo ela de 0,2 a 0,5mm. Dessa forma não é um procedimento indicado quando há alteração na coloração do dente. Suas indicações são alteração na forma e tamanho dos dentes, e a vantagem é o desgaste mínimo da estrutura dental.
Procedimento cirúrgico voltado ao público que apresenta sorriso gengival. Consiste na remoção do excesso do tecido gengival. Esse procedimento também é conhecido como plastia gengival gengivectomia ou gengivoplastia.